segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Lendas da Internet: Papai Noel Existe! E Mora na Bulgária...



A internet é tão somente uma extensão do comportamento social humano. E, nela, muitas pessoas (muitas mesmo!) tentam amenizar seus complexos de culpa, especialmente no que diz respeito a ações de caridade e responsabilidade socioambiental.

Daí surgem as correntes ameaçando quem não repassa orações (não, gente, Deus não castiga, aceitem as consequências dos seus erros e pronto!); apelos para ajudar vítimas das mais diversas enfermidades, onde cada clique vai gerar doação financeira de uma empresa de internet às supostas vítimas (nenhuma empresa doa absolutamente nada ao se compartilhar posts e/ou e-mails!!!); campanhas falsas sobre animais etc. São inúmeros os objetivos de quem dissemina esse tipo de lixo virtual (da “popularidade” da postagem a maillings de spam).

Nesse sentido, vale sempre investigar se o assunto em questão é verdadeiro ou não, se vale a sua difusão ou não, se merece a sua efetiva “caridade virtual”. Todavia, há posts verazes. E foi com um desses que me deparei a pouco, que contava a história de um velhinho caridoso.

“Conheça Dobri Dobrev, 98 anos de idade, um homem que perdeu sua audição na II Guerra Mundial. Todos os dias ele anda 10 quilômetros de sua aldeia vestido com suas roupas caseiras e sapatos de couro para a cidade de Sofia, onde ele passa o dia pedindo dinheiro. Recentemente foi descoberto que ele doou cada centavo que ele 'arrecadou' de esmolas — mais de 40.000 euros — para ser usado na restauração de velho mosteiros búlgaros e para apoiar orfanatos públicos, enquanto ele vive com sua pensão mensal de 80 euros. Como dizia Bento XVI: “Existem santos que só Deus sabe o nome”, dizia o post.

Dobrev existe mesmo. E sua história é real. Virou até documentário (assista trecho em inglês abaixo). E sua vida é tão extraordinária que decidi escrever sobre ele aqui (aproveitando para alertar a todos quanto aos posts que circulam pela web). Chamei Dobrev de “Papai Noel” - sua aparência e generosidade são dignas de um personagem fictício.

Que fique, assim, a lição para um 2014 marcado pela nossa consciência coletiva, resultando em generosidade. Que a nossa vontade de ter um mundo melhor comece a partir de nós mesmos, no dia-a-dia. De verdade...

OBS.: existe um site excelente que investiga o que é verdade e mentira no mundo virtual: www.e-farsas.com.