quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Ilusão da Mídia (e dos Famosos)


Escândalos. Sensacionalismo. Manipulação. Hipocrisia. Eis alguns dos adjetivos mais certeiros para aquilo que chamamos de mídia. Uma pobreza só...

Um dia, a atriz que nunca aceitou proposta para posar nua, tem fotos pessoais sem roupa vazadas na internet (se tirava fotos nua em casa é porque tinha vontade não?). E, tirando a questão da extorsão e da invasão de privacidade, a popularidade da moça sobe (sabe-se lá o que realmente aconteceu!).

Noutro dia, uma famosa apresentadora faz entrevista exclusiva para falar da vida íntima. Com uma imagem de “inocência” incompatível com a idade, fez carinha boba o tempo todo e revelou ter sofrido abusos sexuais na infância (por que não tocou no assunto do filme em que aparece nua na cama com um garoto de 12 anos?). E, tirando a gravidade do fato passado, a popularidade da moça sobe.

Essa semana um vídeo de uma jornalista baiana se multiplicou na web, a loirinha humilhando o bandido negro acusado de estupro, protagonizando imagens absurdas ao usar do sarcasmo seguidas vezes para ilustrar a ignorância de linguagem do rapaz (bandido também é gente e acusado não é criminoso – até que se prove o contrário). E, tirando o fato das imagens serem de uma matéria “jornalística”, a popularidade da emissora cresce (nesse caso, à base da negatividade – mas mídia é mídia!).

Não bastassem esses exemplos, uma revista de grande circulação tem seu nome envolvido no lodo que permeia a política nacional. O poder como meta, não importa o preço a se pagar. E, tirando a veracidade da denúncia (nessa hora não dá pra saber quem é mais sujo e quem quer aparecer mais), a popularidade da revista sobe (também de forma negativa).

“Fale bem ou mal, mas fale de mim”: artistas, famosos e veículos de comunicação andam de mãos dadas para gerar audiência a qualquer preço. Os objetivos de manipular a opinião pública vão cada vez mais percorrendo caminhos menos nobres e mais mesquinhos. E, tirando a infeliz aculturação geral da massa, continuamos aumentando as suas popularidades.

Escândalos. Sensacionalismo. Manipulação. Hipocrisia. Eis alguns dos adjetivos mais certeiros para aquilo que chamamos de mídia. Uma pobreza só...

7 comentários:

  1. Você ,como sempre,certeiro e cirúrgico nas suas observações.
    Neste nosso mundo,mesmo a gente não se chamando raimundo, as imundícies nos chegam via jornais e tvs.E tudo parece tão normal.
    Vinda de uma outra geração onde a roupa suja se lava em casa e vergonha na cara era galardão,custo um pouco a me acostumar,mas,fazer o que?

    La nave va...
    Abç,saudades

    ResponderExcluir
  2. Sou fã desse cara!

    Carlos Correia Santos

    ResponderExcluir
  3. Valeu Miriam! As saudades são recíprocas... (tem livro novo saindo em breve. Espero aportar em Salvador novamente o quanto antes). Cheiro grande!

    ResponderExcluir
  4. A recíproca é verdadeira, Carlos Correia Santos (e não é rasgação de seda não!). Abraço, brother!

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, você disse tudo.
    Uma palhaçada Global essa mídia podre, e seus atores.
    Quem dera todos percebessem isso.
    Mas aí não estaríamos no Brasil.
    Talvez a Suiça, mas não em solo tupiniquim.
    Lastimável!

    ResponderExcluir
  6. parabens. falou tudo. a verdade doi e a hipocrisia vende.

    ResponderExcluir