quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Turva Nuvem do Hoje


Acordei com a vista embaçada. Esfreguei os olhos na ânsia de apenas ver. Em vão. Contudo, não são os meus olhos foco da questão. Basta um olhar pra vida cotidiana do Recife para a turva nuvem do hoje provocar imensa irritação.

A penumbra feminina, cada vez mais presente na criminalidade, especialmente no tráfico de drogas. A poluição do crime organizado, fazendo cidadãos de reféns em suas próprias residências. A escuridão da irresponsabilidade, colocando vidas em perigo, fazendo com que prédios corram risco iminente de desabamento. A conflituosa opção da greve, trazendo um pretume nas relações comerciais e contaminando a vida da população – ainda que compostas por justas reivindicações.

Não bastasse essa escuridão (parte mínima do 'todo' escuro), até o majestoso Rio Capibaribe, já tão enegrecido pelo lixo e dejetos da ‘cidade maurícia’, foi ‘invadido’ por dois jacarés - talvez atraídos por tamanha atividade sombria -, que se embrenharam por dentro de uma área de mangue – algo inusitado em dias tão turvos.

Continuo tentando enxergar. Olho para cima e sinto a força do sol, que voltou a brilhar. E só me resta lamentar que seus fúlgidos raios estejam inibidos pela turva nuvem do hoje. Com os olhos ainda embaçados, permaneço tentando reencontrar a visão...