quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A Quinta-Feira em Três Vias


Chuva forte no Recife, nessa manhã de quinta-feira. Um certo caos se instalou nas ruas da cidade, como de costume (infelizmente), conturbando o cotidiano.

Na avenida Norte, os alagamentos nas laterais da movimentada via foram inevitáveis. Os pedestres fazendo das tripas coração para se locomover. E eis que um funcionário do município, dirigindo um caminhão de lixo da EMLURB, se divertia guiando o veículo por dentro das poças d’água, molhando os pedestres desavisados com a água suja. Um ‘belo’ exemplo de leviandade e ignorância.

Na BR-101 Sul, enquanto a chuva persistia em cair, uma viatura da Polícia Militar era conduzida por uma ‘autoridade policial’. Sentindo-se capaz de fazer o que bem entendesse ao volante, o PM motorista guiava o veículo enquanto falava ao celular e cortava outro carro pela direita, utilizando o acostamento. Um ‘belo’ exemplo de imprudência e arrogância.

Já na Rua dos Ramos, no bairro de São José, entre as chuvas da madrugada, os moradores acordaram devido ao choro insistente de um recém-nascido, abandonado na via. Defecado e coberto por formigas, o bebê foi resgatado por um morador. A polícia ainda não sabe quem é a ‘mãe’ da criança, que deu um ‘belo’ exemplo de irresponsabilidade e covardia.

Os fatos foram observados por este que vos escreve, no dia de hoje (exceto o caso do bebê abandonado, que é destaque na imprensa). Sentado à frente do computador, fico aqui somente imaginando qual a (infeliz) conexão entre a chuva, as vias do Recife e as pessoas com baixíssimo senso moral em nossa cidade. Quantas quintas-feiras ainda se repetirão?