terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Crescimento Insustentável


Crescer, no mundo empresarial, faz parte do negócio. Ampliar sua atuação é expandir o que vem dando certo. Os mercadinhos de bairro, nesse contexto, estão em franca expansão. Esse crescimento, contudo, como em qualquer outro segmento, não deveria se mover sobre o bem estar funcional.

O Extra Bom que o diga. De pequeno estabelecimento virou uma rede considerável dentro do Recife, presente em diversos bairros da capital pernambucana. No bairro da Tamarineira, a sua unidade recebe um fluxo impressionante de clientes, diariamente. Até aí tudo bem, não fosse a tal sede de crescimento se sobressaindo ante o bem estar funcional. E posso explicar.

Na unidade situada no citado bairro, existe um amplo estacionamento para os clientes. A área interna é climatizada. Há, sim, um relativo conforto para a clientela. Já o funcionário, por sua vez, não tem sequer um alojamento. Em momentos diversos do dia – especialmente na hora do almoço – o que se vê são funcionários fardados ocupando as calçadas da rua São Vicente. Lá mesmo almoçam. Cochilam deitados no chão. Tentam relaxar naquele breve período de descanso. Tudo sem as menores condições de conforto e, porque não, de higiene. Uma lástima.

Numa época em que tanto se fala em humanização, a unidade do Extra Bom na Tamarineira vai na contramão. É o que poderíamos definir de crescimento ‘insustentável’ – o patrão lucra e o funcionário que se vire. Até quando?