quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Fé Demais Não Cheira Bem


Pedir. Querer. AGIR. Acreditar... Obter e achar que o ‘milagre’ vem ‘de fora’. Interessante a noção de fé do ser humano.

A ignorância da massa cria uma aura milagrosa em torno da crença. O viver ‘de fora para dentro’ faz do homem escravo da própria ignorância, um ser alheio aos poderes milagrosos que possui. Quando entenderemos, enfim, que nós somos a expressão divina? Que depende de cada um a realização dos milagres de cada dia? Que ter fé é tão somente acreditar no poder que há em si - e assim ‘remover montanhas’?

Inevitável não tocar nesse assunto quando aqui, no Recife, o povo mostra sua face mais humana ante os festejos em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, cujo feriado municipal aconteceu na segunda-feira (08). Lágrimas, joelhos feridos, pagamentos de promessas dos mais variados, uma entrega cega a uma tradição popular. Enquanto cultura, vejo esse um movimento rico do nosso povo. Enquanto crença religiosa, ainda que muito respeite, enxergo uma distorcida noção do que é ter fé.

O velho (e sempre atual) Jesus já dizia há uns dois mil anos atrás: “Vós sois deuses”. E o homem, que nunca acreditou em si, recheou suas crenças com outros homens transformados em santos (igualmente deuses, só que conscientes dessa perene condição), transferindo a estes suas responsabilidades, escondidas sob o véu da incapacidade.

Nós somos deuses, sim! E ao invés de nos expormos criando e pagando promessas em nome de santos rotulados por nós mesmos, deveríamos dedicar toda essa energia e disposição para sermos melhores no dia-a-dia. Deveríamos, diariamente, criar e pagar as promessas de sermos pessoas menos egoístas, mais generosas, mais pacíficas. E, assim, assumirmos uma condição mais digna de ‘deuses’.

‘Fé Demais não cheira bem’, título de uma comédia cinematográfica dos anos 90, talvez muito bem resuma a nossa fé: farta de atitudes eloqüentes, escassa de razão e consistência. Até quando?