quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Falando Nisso...


Vamos fazer amor? Não “aquilo” que todo mundo confunde com “isso”, mas amor como real amar; amor de dar e receber, não “daquele” jeito que se faz na hora “h”, mas sim de como se deve fazer em todas as horas do viver.

Fazer “aquilo” é bom, bom mesmo se feito com amor, esse “isso” que compensa tudo, seja “naquilo”, seja lá como for. Comer? Coma com amor, mas não “comer” como “naquilo”, que faz “isso” ter até sabor, mas faça do ato um momento de louvor, fazendo da comida o extrair do seu real sabor. Mas não “daquele” jeito, tal... Você esta me entendendo.

Nesses “issos”, “aquilos” e “eticeteras” também está o amor, esse vintém inesgotável que embala pais e filhos e segue intacto, geração após geração, desde que o tempo é tempo, mesmo com todos os poréns. E justo nesses poréns, de tão simples o amor banalizou-se, passou a viver banido do coração dos homens, maquiado em véus de paixão e sexo, escondido entre a liberdade e a libertinagem finita.

Por isso hoje é mais fácil fazer a dor do que amor, “ficar” do que amar, matar do que dar amor. A preguiça nossa de cada dia, que nos impede de labutar o correto e nos impele a faturar por rápidas vias, acaba por fazer do amor distante. Acha-se melhor comprar pronto do que fazer, ignorar do que agir, acomodar-se a ajudar. Daí a real felicidade e o verdadeiro bem-estar nunca surgirem da ociosidade ou da inércia forçada, focada na obtenção de vantagens por caminhos curtos e egocêntricos; vem mesmo é da vontade e da disciplina, que move o esforço para amar, doar e dar sem nada querer receber.

Falando nisso, que tal fazer amor? Você já sabe que é “isso” e não “aquilo”... Então? Capacidade intrínseca tem todo ser, não há desculpas para dizer que não pode. Um “sorriso” a um estranho; um “obrigado” simpático ao empregado da padaria; o “desculpa” ao colega de trabalho; o gostoso “brincar”, ainda que breve, com o filho ou filha; o profundo “eu te amo” para a esposa ou marido... Isso é amar, é viver com a alegria de estar aqui e de ter a oportunidade de sorrir e fazer com que o outro se sinta melhor.

Experimente amar mais vezes durante o dia. “Isso” vai fazer você se sentir tão bem quanto fazer “aquilo”. Não é tão difícil e é simples. E, depois, sei que você vai sempre afirmar: “é... Foi bom pra mim”...
.
.
- - - - -
Texto publicado no livro "O Que Importa é o Caminho", de Sidney Nicéas. Pedidos: snoliii@gmail.com