sábado, 25 de outubro de 2008

Justiça Cega ou Caolha?


Athena, Deusa da Justiça, foi eternizada no meio jurídico com os olhos vendados e segurando uma balança nas mãos. A justiça é cega ou caolha? No Brasil, essas duas versões ganharam força nesta semana.

Cega, conforme exemplo maranhense, cujo Tribunal de Justiça proibiu que a prova do concurso para Magistratura desse estado seja feita em braile, com ajuda de ledor ou de software - excluindo, assim, os deficientes visuais da concorrência. O presidente do TJMA, Raimundo Cutrin, simbolizou a ‘cegueira’ da justiça ao afirmar que “a atividade de juiz é incompatível com a falta de visão”. Despreparo e desrespeito, sem dúvida.

Caolha, segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco, que numa ação míope em conjunto com o Ministério Público e o Instituto de Assistência Social e Cidadania, colocou a Polícia Militar para retirar crianças das ruas, tidas como exploradas pelos pais. O que deveria ser uma ação de proteção transformou-se em perseguição a crianças que, desesperadas, corriam desorientadas (“fugindo da policia”) ou choravam incontinentes nos braços dos pais. E tudo sem a presença de psicólogos ou, sequer, de diálogo. Despreparo e desrespeito, sem dúvida.

A justiça é cega ou caolha? Olhando melhor, acho que a falta de visão está naqueles que deveriam promovê-la - e não agir com injustificáveis distorções. Quanta cegueira...