sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Antonimismo Supremo da Democracia


"Fui voto vencido. Mas assim é a democracia". Palavras do presidente do Superior Tribunal Federal, Ministro Gilmar Mendes, após a decisão da entidade de permitir que os candidatos com 'ficha suja' disputem as eleições deste ano.
.
Como pleiteantes a cargos públicos eletivos, os candidatos com 'ficha suja', diferentemente de qualquer cidadão comum, só terão suas candidaturas impugnadas caso haja decisão judicial contrária definitiva. Isso segundo o entendimento do STF, que tratou de uma questão de extrema relevância cívica (e moral) com uma impertinente frieza técnica.
.
E é aí que reside um antonimismo supremo da democracia: permitir que os votos de uma minoria - no caso do STF, o corpo maior do seu colegiado - decidam uma delicada questão nacional pela maioria. Tudo relativamente normal, democraticamente falando, não se tratasse de interesses específicos de uma classe marcada por frequentes escândalos de corrupção (a classe política), o que acaba tornando esse antonimismo absurdo.
.
Porém, nas urnas, a maioria da nação poderá tornar inócua tal decisão, invertendo os papéis. Aí, só restará aos 'derrotados' o consolo expresso na máxima democrática evocada pelo Ministro Gilmar Mendes: "Assim é a democracia".