domingo, 3 de agosto de 2008

O Lado Escuro da Lua...

“Não existe lado escuro da lua; na verdade, ela é toda escura...”
.
.
.
.
A frase que fecha o disco mais vendido da história, ‘Dark Side of the Moon’ (traduzindo: ‘O Lado Escuro da Lua’), do Pink Floyd, é desafiante. Principalmente quando vemos a imagem que ilustra esse post e que mostra um flagrante fantástico do eclipse solar acontecido na última sexta-feira (01/08).

Enquanto a citada lua obscurecia momentaneamente o sol, um homem armado com uma grande faca furava e decapitava um passageiro num ônibus no Canadá, mostrando o seu lado mais sombrio. Calmo, exibiu a cabeça da vítima aos outros passageiros, como quem fazia questão de ofuscar a luz do dia.

Paradoxalmente, Pequim viu pela primeira vez em dias um por do sol, horas antes da lua ofuscar-lhe o brilho no dia seguinte. A poluição tem sido uma sombra permanente na China, fruto do descaso com o meio ambiente, como que fazendo questão de mostrar o nosso lado mais escuro.
.
No Guarujá, em São Paulo, curiosamente no mesmo dia em que a luz do sol sucumbiu ante a presença da lua, um homem atirou na própria cabeça enquanto fazia uma mulher como refém. A luz sobreviveu, ofuscada pela escuridão de um desatino.

É... O eclipse solar findou, mas a escuridão parece persistir nesse contrastante planeta. Olho agora para o céu e vejo um sol tímido sob as nuvens... Onde está a nossa luz?