terça-feira, 15 de julho de 2008

A Sujeira Embaixo do Tapete


As eleições se aproximam. Com elas, um gigantesco aparato necessário para esse grandioso evento cívico-democrático - ações que são iniciadas mais de seis meses antes do pleito.

Segundo a Lei Eleitoral brasileira, os candidatos só estarão aptos à candidatura após comprovarem ficha limpa, ou seja, um passado íntegro e condizente com a assunção de um cargo público (assim como procede todo e qualquer cidadão nesses casos).

Contudo, falar em lei no Brasil implica numa constatação: aqui temos um poderoso arsenal legislativo, mas com precária efetividade. Daí se explica o fato de se ter tantos sujeitos de vida pregressa espúria disputando o pleito, fundamentando uma distorção sem tamanho, quando acabam não precisando comprovar sua idoneidade (quer se aproveitando da anuência de alguns, quer se utilizando de recursos jurídicos).

O assunto tem gerado fortes discussões. Mas, independente de qualquer foco legislativo ou executivo, preocupo-me com o chamado lixo humano, tão bem representado nos processos eletivos. Aqueles que alimentam essa sujeira não merecem estar no poder. E só cabe aos eleitores (nós) fazer essa tão necessária faxina.

Mãos à obra!
.
-----
.
OBS.: hoje, o Ministério Público Eleitoral de Pernambuco solicitou a impugnação de 61 candidaturas a vereador do Recife. É... Parece que a sujeira embaixo do tapete já começou a ser tirada...