sábado, 21 de junho de 2008

O Diabo é uma Figura!


O diabo é uma figura! Matreiro, espirituoso, maquiavélico, sarcástico. Cabra feio danado, chifrudo, corpo animalizado. Está em todas - e olhe que tem uma enorme quantidade de seguidores espalhados pelo planeta.

O diabo é uma figura mesmo. Alegórica. Criada para personificar o mal mundano. Fruto religioso moldado para amedrontar os fiéis mais infiéis. Forma-pensamento que ganhou vida graças ao temor de uma raça incrédula.

Falar no demo (belzebu, lúcifer, satã ou sei lá mais o que), para muitos, é uma ousadia impensável. Contudo, qual o sentido dessa figura em nossa sociedade? O homem cai por si só. Erra por demérito próprio. Sucumbe por conta das próprias falhas. E o diabo, que não tem nada a ver com isso, segue pousando de pop star.
.
O demônio, assim, torna-se um interessante (e até inteligente) artífice da incompetência humana. Afora isso, o bicho é uma figura em tanto. Cabra arretado, reflexo de nós mesmos. Por isso tenho andado mais de olho nele - observações essas que resultarão num livro (oxalá!) que espero lançar num futuro próximo. É só aguardar.