sexta-feira, 30 de maio de 2008

As Grades Existem

.
As grades existem. Reais. Virtuais. Morais...
.
.
.
.
Ontem, dois veículos de massa veicularam matérias que revelam o atraso nas nossas relações sociais. Mais, da incrível permanência, nos tempos atuais, do desrespeito à mulher.
.
Na primeira, o Jornal do Commercio, ao comentar o lançamento do livro de uma ONG sobre o sexo feminino e a AIDS, revelou a situação de muitas mulheres infectadas pelos seus parceiros e que foram abandonadas, sofrendo com o desprezo. Num exemplo, mostrou o drama de uma que fora abusada pelo pai, abandonada aos 9 anos de idade, prostituída, contaminada, novamente abandonada, achincalhada, descartada.
.
Na outra, o Jornal da Globo, numa seqüência de matérias sobre o sistema carcerário brasileiro, mostrou a dura situação de presidiárias que se envolveram com o tráfico de drogas - a maioria delas por influência do parceiro - e acabaram presas. Pior: engravidaram e deram à luz no cárcere, encontrando todas as dificuldades para apenas ser mãe - e os filhos, conseqüentemente, semivivos, semi-órfãos, semi-encarcerados.
.
Dinheiro, aceitação, manipulação, prazer, dor, vergonha, desprezo, morte. A droga encarcera. A AIDS inflige. O preconceito priva. O abandono mata. E permanecemos nós viventes em mundos paralelos, entrecortados, como um condomínio mordaz repleto da miudeza que somos.
.
As grades existem. Reais. Virtuais. Morais...