sexta-feira, 9 de maio de 2008

Poder

Se poder é poder,
Então você pode.
Se formar é formar,
Então se forme.
Se inovar é mudar,
Então inove.
E se isso nunca terminar,
Então não me amole!
.
.
.



Eu posso. Você pode. Todos podem. Na verdade, tudo pode, mas nem tudo convém. E poder ter poder é algo que vai muito além desse jogo de palavras.

O homem persegue o poder. Abusa dele. Explora. Cresce às custas do pequeno. Acredita que o ápice terreno é o cume da vida material. Faz e desfaz. Imagina ser tudo e termina lá em baixo, sob a terra fria, corpo a corpo, indistintamente, como (e com) todo e qualquer mortal.

O presidente pode comprar o que quiser com o seu cartão corporativo. A famosa modelo pode fazer o que quiser na praia com o namorado. O renomado jogador pode fazer o que bem entender num quarto de motel. Os pais de classe média alta podem fazer o que quiser com a filhinha. O jornalista pode dizer o que quiser no seu veículo de comunicação. Mas, será que podem mesmo?

Claro que podem! Porém, nem tudo convém, seja por questões de leis humanas, seja pelo bom senso moral. Eu, Por exemplo, posso terminar minhas palavras aqui e agora, sem dar qualquer tipo de satisfação. Posso sim! E você pode interpretar isso do jeito que bem entender.

Pode???