segunda-feira, 28 de abril de 2008

Segredos


Por quanto tempo um segredo pode ser guardado?

Os sigilos que adornam a vida humana são marcados por singulares demonstrações de medo: da culpa, de se expor, das conseqüências, de assumir responsabilidades. E nesse perigoso jogo estratégico, muitas vidas acabam sendo afetadas, com intensidade variável a depender da gravidade do mistério em questão.

Segredos como o do austríaco Josef Fritzl, engenheiro elétrico de 73 anos de idade, que por 24 anos escondeu sua filha num porão, forçando relações sexuais que resultaram no nascimento de 7 filhos - 1 morto após o parto, cujo cadáver foi ocultado pelo homem, que ateou fogo no corpo do bebê. O hoje idoso assumiu os crimes e, através da revelação dos seus atos, mostrou ao mundo a natureza instintiva que compõe o ser humano.

24 anos de confinamento, violência, degradação. Mais de duas décadas escondida do mundo, trapaceada pelo desejo doentio do pai. Elisabeth Fritzl, hoje com 42 anos, está confusa. O que se passa em sua cabeça? O que seus olhos - e sua mente - estão absorvendo do mundo que agora a abriga? O que restou da jovem de 18 anos, que vivia livre até ser aprisionada pelo próprio pai?

Segredos... Melhor que se deixar punir pelas conseqüências de um ato considerado errôneo, é assumir as suas conseqüências. O sofrimento gerado em tais situações muitas vezes ganha contornos dramáticos, com efeitos que acabam ecoando pela eternidade. Que o digam Josef, Elisabeth e as suas seis crias - pai, filha, mãe, avô, filhos, netos...

Por quanto tempo um segredo pode ser guardado?