quarta-feira, 16 de abril de 2008

Paixão

Apego.
Prisões são construídas
Abrigando corações apegados,
Sem liberdade,
Apaixonados...




A paixão cega. E o pior cego é aquele que enxerga e não quer ver.

Que o diga a seita ‘Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias’, que prega a poligamia masculina (quanto machismo!) como salvação (as mulheres que sofram e, com isso, alcancem também a ‘salvação’). Denúncias de estupro, subjugo e espancamento de mulheres (inclusive de adolescentes) levaram a polícia americana a prender o ‘líder’ da ‘religião’. Cegos, movidos por uma mórbida manipulação (e também por uma evidente paixão pelo prazer), os praticantes da seita estão vendo agora a ‘salvação’ mais distante.
.
A paixão que cega, que aprisiona, que mata... Que não conhece o que é amar.

Que o diga o casal Ana Maria e Paulo. Ela, uma idosa de 68 anos, doente e mantida por ele em cárcere privado na própria residência. Ana faleceu ontem e a população está revoltada com a negligência de Paulo. Paixão... Se fosse amor, a história seria diferente.

Paixão é medo: de ousar, de não ser aceito, de experimentar o novo, de não aceitar a realidade, de ser apenas o que se é. E como um bando de cegos seguimos rejeitando a razão, nos entregando à emoção, esquivando-nos da liberdade que é amar.

O importante é ser apaixonado - ‘ser’ e não ‘ter’ paixão. Viver com a alegria e a intensidade de uma paixão lúcida e permanente. Esse é o caminho para o verdadeiro amor. Assim eu quero... E tento ser...