segunda-feira, 31 de março de 2008

A Chama e as Chuvas


A chama olímpica chegou em Pequim. Símbolo de paz e união entre os povos através do esporte, teve seu brilho ofuscado pela questão envolvendo a China e o Tibete, trazida à tona por manifestantes quando a tocha foi acessa na Grécia, dias antes. País conduzido com mãos de ferro, a China encontrou um bom motivo para repensar as suas relações com o mundo e, especialmente, com o seu próprio povo: a realização dos Jogos Olímpicos. Será que vai rolar?

Do outro lado do planeta - aqui em Recife -, o mundo se dilui embaixo d’água. Não o meu e o seu, que nos possibilita sentar confortavelmente utilizando um computador enquanto a chuva cai torrencialmente; mas o da população mais carente, que sofre com mortes, acidentes e a perda dos poucos bens materiais por conta das chuvas e da conseqüente queda de barreiras. Será que vai continuar a rolar?

Que chuvas de paz orientem o oriente. Que a chama da solidariedade inunde o povo recifense. Que milhões de gotas de amor sensibilizem governantes nos dois (e em todos) lados do planeta. E que, enfim, a tocha da esperança continue acesa no coração de toda a humanidade. Aí, sim. Vai rolar.
.
#
.
A imagem acima é uma arte produzida pelo movimento Repórteres sem Fronteiras, numa crítica visível à realização das Olimpíadas 2008 em Beijing. Eis a nossa união.